domingo, 24 de abril de 2011

Vivências do ciclo cinco

Vivências do ciclo cinco

10 de Março de 2011, começo meu diário referente ao quinto ciclo do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFBA-Faced, município de Tapiramutá.
Aprofundo em meus escritos a liberdade que o curso de formação para professores me proporciona na minha prática, como atuar em vários âmbitos escolares, participando de métodos realizada por instituições diferentes a pesar de ser na mesma rede municipal, mas cada instituição com sua pedagogia própria em prol do mesmo objetivo comum a educação.
A liberdade a qual me refiro se dá através da legitimação entre “eu” cursista, ”eu” professora no meu processo formativo, como projetista entre os anos de 2009 e 2010, e professora do EJA no ano corrente, legitimando as seguintes dimensões. Do PPP do curso, Do processo formativo.
Apresenta o quinto parágrafo da pagina cinco do Projeto de Licenciatura em Pedagogia da UFBA-Faced, para professores em exercício do município de Tapiramutá.
(...) O grande avanço tecnológico, que possibilitou e foi possibilitado pelas mudanças nas mais diversas áreas da atuação humana, afeta toda a prática social, facultando a construção de novos “mapas culturais” novos valores e referências, configurando múltiplos padrões de sociabilidade e de subjetividades, trazendo a exigência do desenvolvimento de novas competências por parte do cidadão-trabalhador, tendo em vista a emergência constante de novos conhecimentos.
Concordo plenamente e com certeza essa proposta se faz legítima, não só para minha formação profissional e pessoal, mas principalmente para meu alunado, na inclusão de novos conhecimentos didáticos e paradidáticos também. É a informática que coloca educadores e educando em contato direto com a informação e o conhecimento. É o que eu estou fazendo, pegando uma das propostas do projeto do curso que é o avanço tecnológico e levando para a minha prática. Estou tentando aplicar esse novo método de ensino aos meus alunos do EJA.
A aula do formador Narciso Soares, trouxe a proposta dos jogos matemáticos com (SL), ou seja, Softerlivre desenvolvi uma seqüência didática de matemática com um jogo escolhido no gcompris, ou melhor, no site de programas educacionais Gcompris, nesse separei um jogo que levasse meu alunado ao conhecimento e contato com o computador, uma das primeiras ferramentas usadas por eles foi à coordenação motora com o uso do mouse (aplicação na integra em anexo). Essa nova era educacional possibilita ao jovem e adulto retomar seu potencial, desenvolver suas habilidades, confirmar capacidades adquiridas na educação extra-escolar (na própria vida).
É assim que o PPP (Projeto Político Pedagógico) do curo se legitima com o meu processo formativo e o dos meus alunos. Quando falei aos meus alunos da nossa aula “diferente” de matemática com informática, o aluno Railton Celestino, nos relatou um fato que ocorreu com ele, no Banco do Brasil na cidade de Mundo Novo a 51 km de Tapiramutá, ele é aposentado e precisava cadastrar o cartão do beneficio se não o mesmo seria suspenso, chegando ao Banco, caminhou para afila, pegou a senha e sentou-se, esperando que a atendente chama-se o próximo como sempre foi feito, para sua surpresa isso não aconteceu, nos contou que ficou quatro horas sentado aguardando a sua vez e nada acontecia, então começou a observar que as pessoas que estavam sentadas com ele se dirigiam a um caixa que estava do lado, quando viu o numero de sua senha na tela não deu importância por que ninguém o tinha chamado permaneceu imóvel até que chegou o guarda do Banco e lhe avisou que o expediente estava encerrando,contou para o segurança o que fora fazer ali, então o mesmo lhe explicou que o método de atendimento havia mudado,e que assim melhoraria o atendimento, ele percebeu que tivera sido bem mais rápido mesmo, mas ficou nervoso ao saber que o cadastramento seria digital,e que seria feito por ele mesmo,disse que ficou com medo, mas o segurança o tranqüilizou e o auxiliou,lhe perguntou se ele não havia lido o informe. Cadastro de beneficiários; Aposentados e pensionistas, ele simplesmente respondeu que não sabia ler, assinava o nome, mas não lia mais nada.
Venho trazendo através do PPP do curso novos valores e referencias para meu alunado, levando a eles não só a importância de se alfabetizar, mas a importância de buscar novos conhecimentos foi no momento certo e na hora certa esta aula, esse fato com meu aluno, tinha aconteceu dois dias antes dessa aula,eles foram extremamente participativos, envolvidos com o novo método paradidático que me pediram para não parar com essa aula,o curso de licenciatura tem me proporcionado a representação de uma possibilidade de poder contribuir para a efetivação do caminho e desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades.
Planejar esse novo processo que me foi incumbido como professora do EJA é de uma grande responsabilidade social e cultural, dentro do meu processo formativo, e dentro da proposta do projeto do curso, cabendo a mim como professora o papel de mediar o conhecimento, tendo uma base sólida de formação, através da aula de Educação Matemática (SL) Softerlivre do Formador Narciso.

Nenhum comentário: